O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico, com valor jurídico que demonstra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente adequada. Nele são descritos os procedimentos que a empresa já pratica e os que serão adotados quanto ao gerenciamento dos resíduos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final.
Pra que Serve?O PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como principal objetivo apontar e descrever ações relacionadas ao manejo correto de resíduos sólidos gerados pela sua empresa, tanto nas fases de manejo, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, quanto a destinação final mais apropriada. Também são apontadas ações voltadas para a área da saúde e segurança, que envolvem desde medidas preventivas coletivas e administrativas até mesmo medidas de controle individuais. Além destes itens, também é abordado um diagnóstico geral dos RS gerados pela empresa, incluindo a origem, o volume e a caracterização dos resíduos. Quer saber se sua empresa enquadra-se como grande geradora de resíduos? Este é o documento certo.
Quem Precisa Ter PGRS?De acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010, a elaboração e a execução do PGRS são obrigatórias aos geradores de resíduos sólidos, responsáveis pelo adequado gerenciamento de seus resíduos. A Lei determina que devem elaborar o PGRS:
- Geradores de resíduos de serviços públicos de saneamento básico;
- Geradores de resíduos industriais;
- Geradores de resíduos de serviços de saúde;
- Geradores de resíduos de mineração;
- Empresas de construção civil;
Ficou interessado no nosso treinamento de PGRS? Mande-nos um e-mail e solicite seu orçamento!
ORÇAMENTO